quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mais informações sobre o 1º Festival das Tradições Nordestinas.

Ajudem-nos a divulgar. O Centro Social Romana Ometto irá participar com a barraca que venderá BAIÃO DE DOIS.
Venham, participem!!!!! Traga sua família!

Festival vai privilegiar a diversidade cultural do Nordeste
Do forró pé-de-serra ao maracatu, programação do 1º Festival das Tradições Nordestinas mistura ritmos tradicionais
Tamanho da letra
29/11/11 às 16:19
Divulgação

Nesse fim-de-semana, a Praça “Roberto Mercatelli”, defronte ao Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”, será palco para o resgate e valorização da cultura nordestina e sua diversidade de ritmos musicais.
A programação do 1º Festival das Tradições Nordestinas, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, contará com grupos que apresentarão o melhor do forró, maracatu, baião e repente - mescla de poesia e música criadas a partir do improviso.
Além disso, as atrações irão privilegiar também a mistura de ritmos nordestinos com outras vertentes musicais, como o rock, o pop e o samba.
Divulgação

O forro pé-de-serra será representado pelo show do Trio Virgulino, que acontece na sexta-feira (2), na abertura do evento. O grupo formado no início da década de 80 é responsável pelo resgate do forró pé-de-serra no Brasil e apresentará em Araras a turnê do novo disco “Vida de Forró”, lançado em 2011.
Já no sábado (3), às 20h, o grupo “Vavá Rodrigues e o Pessoal da Banda” promoverá show com misturas de pop rock e ritmos nordestinos. Formado há três anos, o grupo faz o estilo “música paulistana com sotaque nordestino” e leva ao público repertório que mescla rock, funk, blues, rap, samba-rock, desembocando invariavelmente no forró, xote, xaxado e outros ritmos do norte e nordeste do Brasil.
Divulgação

Abrindo espaço para os artistas da cidade, o festival também contará com a apresentação de Izac do Acordeon, que acontece também no sábado, às 22h.
Com 25 anos de carreira, o músico nascido na cidade de Lagarto, em Sergipe, mora em Araras há 10 anos. Desde então, anima festas e bailes com muito forro pé-de-serra, baião e vaneirão. No show, Izac também fará homenagem ao ícone do baião, Luis Gonzaga.
No domingo (4), a partir das 19h, o repente - tradição folclórica nordestina em que dois violeiros criam rimas e improvisos poéticos - será representado pelos músicos Sebastião Marinho e Luzivan Mathias.
Repentista profissional desde 1968 e natural de Solânea, estado da Paraíba, Marinho já difundiu a cultura nordestina em inúmeras reportagens da TV Cultura, Rede Globo, e também participou de coletâneas sobre a arte da cantoria.
A programação musical será encerrada com o forró do quinteto Dona Zaíra, que entrará no palco às 21h. Revelação do gênero no Brasil, o grupo lançou o trabalho autoral “O forró de Dona Zaíra” em 2008. No álbum, o quinteto consolidou a mistura de forró, samba, choro e jazz, com regravações de clássicos da década de 60, como "O Baião Vai", gravado por Luiz Gonzaga, e "Na Casa de Dona Anita" (Dominguinhos), passando pelo samba de Adorinan Barbosa com “Joga a chave”.
Também no domingo, o grupo Taquara Rachada, de Rio Claro, celebrará o maracatu - manifestação artística afro-brasileira - e as bandas de pífano - conjuntos instrumentais que mesclam percussão e sopro. A apresentação cênico-musical é caracterizada pela integração dos músicos com o público.
“Além da culinária e do artesanato, o Festival também vai resgatar a cultura nordestina por meio de apresentações musicais e cênicas, buscando valorizar essa região tão rica em manifestações e tradições populares. Esse é um evento que vai fazer parte do calendário cultural de Araras”, disse o secretário de Ação Cultural e Cidadania, Marcelo Daniel (Mussa).
Teatro, dança e literatura
Além das apresentações musicais, o Festival também abrirá espaço para a literatura e o teatro.
Já no sábado (3), a partir das 17h, o Trio do “Circo da Lona” fará apresentação itinerante com cortejo musical que percorrerá o recinto da festa. Para promover a literatura, será realizada durante o evento Mostra de Literatura de Cordel, com atores que declamarão poemas e cantorias da literatura de cordel - um tipo de poema popular, oral ou cantado, que faz parte da tradição nordestina e sobrevive ao tempo devido à beleza da simplicidade dos versos e suas histórias.
Após o cortejo musical, o grupo de dança da Associação Ensinando a Viver “Professor Manuel Moita Filho” – AEVI apresentará, a partir das 18h, o número “Uma Viagem ao Sertão”.
Já no domingo (4), será encenado o espetáculo “A Chegada de Lampião no Inferno”, baseado no cordel de José Pacheco, que traz bonecos mamulengos de Christian Mathias. A peça, repleta de rima e tiradas engraçadas, é embalada com muito baião.
Confira a programação completa
Dia 02 - Sexta
19h - Cerimônia de Abertura
20h - Show | Trio Virgulino

Dia 03 - Sábado
17h - Cortejo Musical | Trio do “Circo Além da Lona”
18h - Dança | Uma Viagem ao Sertão - Associação Ensinando a Viver “Professor Manuel Moita Filho” - AEVI
20h - Show | Vavá Rodrigues e o Pessoal da Banda
22h - Show | Izac do Acordeom
Mostra de Literatura de Cordel

Dia 04 - Domingo
17h - Espetáculo de Mamulengos | A Chegada de Lampião no Inferno - Christian Mathias
19h - Show | Repentistas | Sebastião Marinho e Luzivan Mathias
21h - Show | Quinteto Dona Zaíra
Apresentação Musical | Taquara Rachada - Pífanos e Maracatu
Mostra de Literatura de Cordel

Prefeitura Municipal de Araras - Horácio Busolin Júnior - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário