Projeto Primavera



PROJETO PRIMAVERA - uma proposta de intervenção com as Famílias de Origem

    Por melhor que seja uma instituição de acolhimento e por melhor qualidade de vida que ofereça, o lugar da criança e do adolescente é na família, de preferência a família de origem e na falta desta a família substituta. O compromisso das entidades que recebem crianças/adolescentes em acolhimento institucional é com a reintegração familiar ou colocação em família substituta.
A família deve receber suporte técnico para por em movimento seu projeto de vida, contando com apoio, orientação e acompanhamento dos profissionais em todo o processo.
Por isso, o objetivo desse projeto é trabalhar com as famílias de origem, suplantando suas dificuldades para chegar no objetivo final: o retorno da criança e do adolescente a família. Também trabalhar com as educadoras/cuidadoras que deverão estar preparados e orientados continuamente para o levantamento das ações necessárias quando a criança ou adolescente chega a instituição e para o desenvolvimento pelo período que irão permanecer, pois as crianças e adolescentes chegam vitimizados e necessitam de um acolhimento respeitador.
A metodologia do nosso trabalho é através de LIMITES, REGRAS, CONVERSAS, COMBINADOS e PERSISTÊNCIA para que a criança aprenda a conviver num ambiente saudável e respeitador.