Projeto Abrigo


O Centro Social e Educacional Romana Ometto é uma associação civil, de natureza beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter educacional e de assistência social.
A entidade foi fundada em 1968 como creche atendendo crianças de 03 meses a 06 anos. Em 09 de setembro de 1994, a entidade passa de creche para instituição de acolhimento, tendo como função o acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, do sexo feminino, enviadas exclusivamente pelos órgãos do Município de Araras: Conselho Tutelar e Poder Judiciário. A entidade é pautada no chamado PROJETO ABRIGO.

O PROJETO ABRIGO tem por finalidade assegurar às crianças e/ou adolescentes, TODOS OS DIREITOS elencados na Lei n.º 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e assegurar-lhes o direito absoluto, legítimo e prioritário à VIDA, à SAÚDE, à ALIMENTAÇÃO, à EDUCAÇÃO, ao ESPORTE, ao LAZER, à PROFISSIONALIZAÇÃO, à CULTURA, à DIGNIDADE, ao RESPEITO, à LIBERDADE e à CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA, conforme disposto no artigo 4º do ECA.
A entidade é concebida dentro das prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA entre os artigos 92, 98 e 101, possui três documentos que regem suas atividades: “ESTATUTO SOCIAL”, de 2005, “REGIMENTO INTERNO”, de 2007 e o “PROJETO TRABALHO COM AS FAMÍLIAS”, de 2009. Tem por eixo principal a garantia da proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco por ameaça, violação dos direitos, por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis ou em razão de sua conduta.